top of page

David Miranda Carlos

​

Universidade do Porto, Portugal

​

Investigador no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto de I&D em Estruturas e Construções (CONSTRUCT), realizou o Doutoramento em Engenharia Civil (2016), o Mestrado em Engenharia Civil (2009) e a Licenciatura em Ciências de Engenharia Civil (2008) no DEC da Universidade de Aveiro. Desde 2010, desenvolve atividades de investigação no âmbito da aplicação de geossintéticos em estruturas de Engenharia Civil. As atividades tiveram especial enfoque no estudo da durabilidade de geossintéticos, na caracterização das propriedades de solos reforçados com geossintéticos e no dimensionamento e modelação numérica de estruturas de solo reforçado com geossintéticos.

Emanuel Ferreira

​

Geosin, Portugal

​

Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Mestrado Integrado, opção de Materiais e Processos de Construção). Atualmente Gestor de Produto na Geosin, responsável técnico e comercial pela área dos Geossintéticos.

Filipe Almeida

​

Universidade do Porto, Portugal

​

​Mestre em Engenharia Civil pela FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Doutorando em Engenharia Civil na instituição de ensino referida. Está afiliado na Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construções (FEUP) e tem vindo a realizar investigação na área dos materiais de construção, procurando desenvolver soluções mais sustentáveis. É autor e coautor de publicações no domínio dos geossintéticos em revistas de circulação internacional, e participou em eventos nacionais e internacionais de caráter científico onde divulgou o trabalho realizado naquele domínio.

Jefferson Lins da Silva

​

Universidade de São Paulo, Brasil 

​

Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP). Alocado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) junto ao Departamento de Geotecnia. É responsável pelo Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP desde 2013. Presidiu a Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2014 a 2020. É Engenheiro Civil pela UFAL, Mestre em Geotecnia pela USP, Doutor em Eng. Civil pela USP com período sanduíche na University of Nebraska-Lincoln - EUA. Pós-Doutor pela USP e pela Universidade do Porto - Portugal.

José Luiz Filho

​

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil

​

Pós-doutorando em Engenharia Civil no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, onde ministra aula e desenvolve pesquisas na área de geotecnia com aplicação de geossintéticos e rochas, bem como seu comportamento a longo prazo. Doutor e mestre em Engenharia Civil pela UENF nos anos de 2012 e 2016. Possui graduação em Engenharia Civil pela UENF (2009) e Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (2010). Atua como professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Construção Civil (CCI), é revisor do periódico da Universidade Federal de Goiás, a Revista Eletrônica de Engenharia Civil (REEC) e coordena o Núcleo Jovem da IGS Brasil.

José Ricardo Carneiro

​

Universidade do Porto, Portugal

​

Investigador no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no CONSTRUCT - Instituto de I&D em Estruturas e Construções. Doutorado em Engenharia do Ambiente (FEUP, 2010) e Licenciado e Mestre em Química (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2000 e 2003). Membro dos comités técnicos CEN/TC189 e ISO/TC221 na área dos geossintéticos. Co-investigador responsável do projeto GeoSinergismo - PTDC/ECI-EGC/28862/2017. Os seus principais interesses de investigação incluem a durabilidade de geossintéticos e novos materiais para uma construção sustentável.

Madalena Barroso

​

Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

​

Investigadora Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Doutorada em Sciences de la terre et de l’univers et de l’environnment e em Engenharia Civil pelas Universidades de Grenoble e de Coimbra (tese em cotutela). Desenvolve a atividade no domínio dos geossintéticos, com particular incidência na aplicação destes materiais em diferentes obras geotécnicas. Coordena o Laboratório de Geossintéticos do LNEC. Desempenha, atualmente, as funções de presidente da Comissão Portuguesa de Geossintéticos (IGS-Portugal).

Margarida Pinho Lopes

​

Universidade de Aveiro, Portugal

​

Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e visitante da Universidade de Southampton, Reino Unido. Doutorada em Engenharia Civil e Mestre em Estruturas de Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desenvolve investigação em geotecnia, em particular na aplicação de geossintéticos em engenharia civil, nomeadamente para reforço de solos e na durabilidade de geossintéticos. É membro de vários comités técnicos no âmbito dos geossintéticos (CEN, ISO, IGS).

bottom of page